sábado, 22 de maio de 2010

O que são TICs ?


TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Podemos dizer, bem sinteticamente, que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes, ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.

PARA QUE SERVE?

Na área da educação pode-se de usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade com a finalidade de fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD).

Na educação a distância ou na modalidade online, as TICs permitem que se ofereça grande quantidade de cursos variados a pessoas em áreas longínquas, ou seja, através do uso de meios eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos educacionais no aumento da oferta de aprendizado, independente de locais e de horários fixos, permitindo se estudar no local e no horário mais convenientes ao aluno.

Na área acadêmica,temos acompanhado o desenvolvimento e o sucesso desta nova modalidade educacional em vários países, que está gerando enormes quantidades de informações na forma digital, com grande potencial de aproveitamento e reutilização. Isto quer dizer que ela propiciará também, em um futuro não muito distante, que instituições de locais geográficos distantes, mas que tenham objetivos e interesses em comum, possam usufruir os mesmos recursos educacionais.

Na interação entre grupos de áreas afins,podemos pensar também em planejar grupos de estudos que trabalhem de forma "colaborativa", mesmo estando localizados geograficamente distantes um do outro, mas participando de trabalhos, como se estivessem todos em um ambiente de rede dentro de uma mesma sala de aula.

CONCLUINDO...

A fim de que as TICs tenham grande participação na sociedade e obtenha sucesso, seja necessário rever, repensar e mudar os modelos que formam a base da educação, em todos os seus níveis, alinhando-os a um mundo moderno, novo, rápido e exigente. E mais, mudar atitudes e concepções.

É imperiosoque haja um aumento nos programas de formação, tanto de educadores quanto de gestores escolares de qualidade, incorporando as TICs na escola, fazendo com que tenham contacto permanente com os processos envolvidos, conheçam as inúmeras possibilidades da utilização destas tecnologias no ensino, tranformando o contexto educacional.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário