É uma ferramenta interativa, avaliativa e processual, tanto qualitativamente como quantitativamente, é um espaço personalizado, onde o aluno constrói e reconstrói seus conhecimentos, pautados na sistemática de construção e auto-avaliação permanentes.
O webfólio é um portfólio online, um registro minucioso de crescimento e amadurecimento intelectual de caráter inovador e democrático.
O professor deverá acompanhar o aluno passo-a-passo, vendo e revendo produções, sugerindo, motivando e comentando as produções desenvolvidas, além de conduzir, mediar e acompanhar os alunos com sugestões e feebacks constantes, ressaltando os pontos que devem ser avaliados e abordados pelos alunos em suas produções e avaliações.
A reflexão profunda e o envolvimento tanto do aluno quanto do professor são relevantes para construção do webfólio, com análise, auto-avaliação e aperfeiçoamento, oportunizando um novo olhar sobre o processo de construção de conhecimento e do processo avaliativo, principalmente em cursos na modalidade à distância.
Para que o trabalho alcance os resultados esperados, alguns critérios devem ser adotados através de um roteiro orientador previamente elaborado para que os alunos não se percam na produção e nem nas avaliações processuais.
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário